1°) Para evitar que seu carro fique com a direção torta, a dica é evitar ao máximo impactos em buracos e lombadas irregulares e não descuidar da revisão periódica, fazendo o serviço de alinhamento de direção e de balanceamento dos pneus a cada 10 000 km.
2°) Ao passar por um piso irregular ou lombada, você ouve algo batendo na suspensão? Há uma grande chance de ser amortecedor cansado! Os primeiros efeitos colaterais são a perda de estabilidade e o desgaste prematuro dos pneus.
3°) Seu carro escolhe a própria trajetória? A estabilidade piora acima de 60 km/h? O problema está na calibragem dos pneus! Se estiverem vazios, cantarão nas curvas e o carro consumirá mais combustível. Se a calibragem estiver acima, haverá desgaste irregular nos pneus. O ideal é calibrá-los duas vezes por mês.
4°) Falhas no funcionamento do motor, marcha lenta irregular e perda de potência? Isso pode ser combustível adulterado! Para ter certeza, verifique se é possível ouvir um ruído agudo metálico ao dar partida ou arrancar com o veículo. O som é consequência da injeção forçada de combustível de má qualidade nas câmaras de combustão. Para evitar esse problema, abasteça sempre em um posto de confiança e fuja dos preços muito abaixo da média.
5°) Velas gastas ou danificadas fazem com que o motor de seu carro engasgue, perca potência ao acelerar e até apague repentinamente. Isso porque ele trabalha em temperaturas altas e consome mais combustível. A troca das velas é um serviço barato. Procure um mecânico! O ideal é que elas sejam trocadas a cada 20 mil km ou de acordo com as recomendações do manual.
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